Higienização Industrial: Diferença entre custo e valor e seus benefícios a longo prazo

A higienização industrial é um processo de grande importância nas fábricas, já que é responsável pela limpeza e desinfecção de todos os equipamentos. Ela elimina acúmulos de sujeira, resíduos de materiais e, principalmente, bactérias e microrganismos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e pessoas. Sendo assim, esses procedimentos asseguram a qualidade e eficiência da produção, e protegem os colaboradores no ambiente de trabalho.

A forma como essa higienização é realizada tem impacto direto na segurança e bem-estar dos funcionários, na competitividade da empresa e na potencialidade das operações, já que seguir procedimentos sanitários de organização e limpeza dão destaque e impulsionam a indústria perante a concorrência. No mercado, a forma como você mantém seu espaço de trabalho diz muito sobre como você administra seus negócios.

Devido a esses fatores, a limpeza não deve ser analisada apenas de acordo com o seu valor financeiro, já que o mais importante e crucial é fazer a verificação sobre a qualidade da manutenção, como o processo será feito, entender os produtos que serão utilizados e as substâncias contidas neles, seus impactos, entre outros fatores. A limpeza não pode ser feita com qualquer tipo de material. Os produtos escolhidos devem ser adequados ao tipo de indústria e instalações.

Portanto, é necessário entender aqui a diferença entre o custo e o valor, já que não necessariamente aquilo que você paga é o que você recebe como resultado no longo prazo. Às vezes, um preço mais alto pode significar um retorno e qualidade muito maior para a empresa.

Um dos exemplos onde o custo x benefício se aplica é no caso da Eco Renova, empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de produtos à base de água e utilização de matérias primas renováveis. Essa estratégia de inovação de seus saneantes e sanitizantes, alinhados ao desenvolvimento sustentável, faz com que com que seus produtos potencializem a produtividade com mais resultados e menos custos e tenham a biodegradabilidade superior a 90%, taxa mais elevada no mercado e superior aos outros produtos disponíveis no setor.

Com isso, é possível se alinhar a práticas sustentáveis e realizar a limpeza sem degradar o ambiente, obtendo um resultado mais efetivo e longínquo, onde o custo inicial mais elevado vale a pena tendo em vista os benefícios. Vale lembrar a higienização industrial vai além de apenas a limpeza em si, mas do cuidado que a empresa confere a suas finanças e a seus recursos humanos, materiais e ambientais.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados