Falta de saneamento básico causa mais de 273 mil internações em 2019

Discutir saneamento básico é falar sobre qualidade de vida e o desenvolvimento da sociedade. E o Brasil enfrenta um grande desafio nesse setor. De acordo com a pesquisa Saneamento e Doenças de Veiculação Hídrica, realizada pelo Instituto Trata Brasil, 273 mil pessoas foram internadas em 2019 em decorrência de doenças relacionadas à falta de tratamento de água e esgoto.

Além disso, mais de 2 mil pessoas morreram por conta da falta de saneamento básico.

O cuidado com a saúde das pessoas acometidas por enfermidades relacionadas à falta de procedimentos de limpeza e higiene adequadas gerou gastos de milhões ao Brasil em 2019. Além disso, existe um alto nível de produtos tóxicos que são utilizados nesse processo, o que contribuiu para a insalubridade desses ambientes.

Uma opção para lidar com esse problema é apostar em soluções sustentáveis. Produtos verdes têm demostrado alta eficiência e confiabilidade, gerando economia de tempo, recursos e uma taxa maior de satisfação. Um exemplo são os produtos de limpeza saneantes e sanitizantes da Eco Renova, que diminuem as etapas dos processos de limpeza, melhorando a eficiência operacional e a produtividade de nossos clientes.

Ao usar uma tecnologia inovadora e consagrada, a empresa conseguiu desenvolver soluções de limpeza que não apresentam corrosivos, solventes, organoclorados, e totalmente isentas de agentes tóxicos e inflamáveis. Dessa forma, é possível diminuir os riscos sanitários de saúde que se encontram em redes críticas de esgoto, que se obstruem com gorduras com alta frequência.

O ECONOMIC CLEANER, por exemplo, reduz em até 12 vezes o número de intervenções para desobstrução de uma rede crítica levando a zero o número anual de extravasamentos dos PV de redes coletoras críticas. Além disso, o produto limpa imediatamente, não emulsiona, o que facilita a remoção de parte da gordura no próprio poço de vista e há uma significativa redução de maus odores no local durante a aplicação devido à presença de matérias primas renováveis em sua formulação.

O alto desempenho de produtos biodegradáveis da empresa age de forma eficaz sem provocar danos ou desgaste em qualquer tipo de material e sem intercorrências. Além disso, eles não agridem os operadores, o equipamento, as vias públicas, as redes e a natureza.

Com esforços como os da Eco Renova, as empresas contribuem para que o Brasil fique mais próximo de cumprir um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, de universalizar o acesso à água e aos serviços de esgotamento sanitário. De forma complementar, essa medida ajuda as organizações a estarem em conformidade com o novo Marco Legal do Saneamento, que prevê que até 2033 99% da população tenha acesso a água tratada e coleta dos esgotos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados