Especialista avalia o mercado mundial e nacional de lácteos

Durante evento focado no setor de lacticínios, o analista de socio economia Tabajara Marcondes apresentou dados sobre a produção e o comércio de lácteos no Brasil e no mundo. Ele comenta as principais informações levantadas sobre o segmento e analisa a posição do Brasil no mercado.

Durante o 10º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), realizado em novembro de 2021, diversos profissionais do setor se reuniram para debater tendências e cenários para o mercado de lacticínios. Em uma palestra, o analista de socio economia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Tabajara Marcondes trouxe dados sobre a produção e o comércio de lácteos no Brasil e no mundo.

A produção mundial de produtos lácteos corresponde a 883,3 milhões de toneladas ao ano ,  sendo a maioria leite de vaca, seguido por leite de búfala, de cabra, de ovelha e de camela, respectivamente. A maior parte da produção está localizada na Ásia e na Europa. Já o continente americano é responsável por 23,3% da produção.

Entre os principais importadores estão China e Rússia, que realizam 27% de todas as compras no mundo. O Brasil é responsável de cerca de 4% da produção do mundo, se consolidando como o quinto maior produtor.

Dentre os estados que mais produzem lacticínios estão Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Goiás, mostrando a predominância das regiões Sudeste e Sul. Os países que mais importaram lácteos do Brasil nos últimos cinco anos foram a Argentina e o Uruguai.

Marcondes ainda acredita que o Brasil tem potencial para ampliar sua participação no mercado internacional e crescer nas exportações. Uma das formas de aumentar a qualidade dos produtos e a reputação positiva dos produtos brasileiros é investir em boas práticas de gestão dentro dos locais de produção de lacticínios.

No setor agropecuário, uma prática bem-vista é apostar em soluções sustentáveis. Produtos verdes têm demostrado alta eficiência e confiabilidade, gerando economia de tempo, recursos e uma taxa maior de satisfação. Um exemplo são os produtos de limpeza saneantes e sanitizantes da Eco Renova, que diminuem as etapas dos processos de limpeza, melhorando a eficiência operacional e a produtividade de nossos clientes.

Além das questões ecológicas e de preservação natural, esse cuidado com as pessoas, o meio ambiente e os alimentos podem ser revertidos em vantagens competitivas e ajudar a fomentar o crescimento sustentável e fortalecer a posição brasileira como um dos destaques na produção de lácteos.

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