Mudanças ambientais e sociais são agora uma das três principais prioridades dos investidores, depois de lucro e receita.

A sustentabilidade que preserva hoje é a mesma que pode salvar o desenvolvimento das gerações futuras. Esse é o desafio principal de todos: organizações, governo e sociedade.

Com o fim do ano se aproximando, a corrida contra o relógio leva as organizações a revisarem e ampliarem o planejamento estratégico para atender, a tempo, a agenda 2030, proposta pelo Pacto Global (ONU), em 2015, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que inclui consumo e produção responsáveis, disponibilidade e gestão sustentável de água e saneamento para todos e construção de infraestruturas resilientes e fomentação da inovação.

Detentor de grande parte do poder econômico, além de propulsor de inovações e tecnologias, o setor privado tem papel fundamental nesse processo. Para além dos inúmeros desafios mercadológicos, apresentar alto nível de capacidade para lidar com os aspectos ambiental, social e de governança (ESG) é fator decisivo para novas oportunidades, maior competitividade e grau de inovação.

Não é para menos que o Gartner incluiu a “Sustentabilidade” como uma das 10 principais tendências tecnológicas estratégicas para 2023.

Para o vice-presidente e analista da empresa, David Groombridge, “Em 2023, entregar tecnologia não será suficiente. Esses temas são impactados por expectativas e regulamentações ambientais, sociais e de governança (ESG), que se traduzem na responsabilidade compartilhada de aplicar tecnologias sustentáveis. Todo investimento em tecnologia precisará ser comparado ao seu impacto no meio ambiente, tendo em mente as gerações futuras. ‘Sustentável por padrão’ como objetivo requer tecnologia sustentável”.

O que é o Gartner?

O Gartner é uma empresa de TI que tem como principal objetivo servir de norte para as outras empresas de tecnologia presentes no mundo todo. Por meio de suas pesquisas, consultorias, eventos e as prospecções que envolvem o mercado de TI, promove estudos ricos em informação a respeito dos caminhos da tecnologia no mundo, além de certificar as companhias de tecnologia e de diversos outros setores por meio de estudos avançados de mercado.

Já deu para perceber o quanto o Gartner é importante para o mercado, não é?! Por isso, empreendedores do mundo todo aguardam, ano após ano, a lista de tendências tecnológicas para o novo ciclo de negócios.

Sustentabilidade como oportunidade de negócio

Atualmente, o compromisso com a sustentabilidade e os aspectos ESG são figurinhas carimbadas na agenda de empresas, sendo fatores reveladores de grande potencial de investimentos e novas oportunidades.

Em 2020, o Índice de Sustentabilidade Empresarial -ISE, da B3, teve uma valorização de 325%. O objetivo do ISE é apoiar os investidores nas tomadas de decisão de investimentos responsáveis. Entre os aspectos que compõem o índice, estão: eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

Em uma pesquisa realizada pelo Gartner, os CEOs afirmaram que as mudanças ambientais e sociais são agora uma das três principais prioridades dos investidores, depois de lucro e receita. Já a pesquisa feita pela Opinion Box em julho deste ano, mostra que 75% dos entrevistados ficam mais satisfeitos ao comprar produtos que são reconhecidamente sustentáveis e que as empresas que praticam a sustentabilidade têm mais chances de conquistá-los como clientes.

No universo em que investidores e consumidores estão inclinados a escolher empresas preocupadas com a sustentabilidade, sai na frente quem apresenta soluções às questões éticas e de compliance, ambientais, de saúde, violação aos direitos humanos, segurança, bem-estar dos colaboradores.

Diante desse cenário, é inaceitável pensar na inexistência de ações sustentáveis em organizações que buscam recolocação no mercado, ampliar a abrangência de atuação e a perenidade do negócio. A sustentabilidade veio com força total e mostra seu poder de transformação que vai além do desempenho financeiro e excelência operacional, agora, diz respeito à segurança de todos.

 

 

Como a Eco Renova ajuda empresas na implementação de boas práticas de ESG

Detentora de um catálogo completo e exclusivo de produtos de limpeza profunda, a  Eco Renova é pioneira no desenvolvimento e fabricação de produtos à base de química verde aplicada que garantem a remoção total de resíduos sem impacto ao meio ambiente e saudável para o bem-estar das pessoas.

Por meio de fórmulas personalizadas alcançamos resultados capazes de diminuírem as etapas de processos de limpeza, melhorando a eficiência operacional e a produtividade das organizações. Com menos conseguimos fazer mais, economizando água, energia e evitando desperdício de recursos em diferentes classes e níveis.

A Linha Profissional da Eco Renova reforça o compromisso com a estratégia ESG e nosso cuidado com as pessoas, contribuindo para melhor qualidade de vida dos envolvidos com as organizações e comunidades locais em que operamos.

Acesse nosso site para conhecer a Linha Profissional, que atende diversos mercados, como as áreas de saneamento, alimentação e bebida, manutenção industrial, entre outras.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados