A necessidade de olhar para sustentabilidade e controle de resíduos

A preocupação de órgãos reguladores e do público consumidor com a forma como as indústrias lidam com o controle de resíduos, tratamento de efluentes e outros aspectos de produção de químicos é crescente. Isso porque é cada vez maior o número de substâncias químicas que são utilizadas nos processos da indústria e lançadas ao meio ambiente.

Uma estimativa do Programa Internacional de Segurança Química da Organização Mundial de Saúde (OMS) pondera que cerca de 2 mil novas substâncias químicas são emitidas no meio ambiente todo ano, em um mercado que já soma mais de 100 mil produtos dessa natureza.

E essa questão não passa desapercebida pelos consumidores, que buscam cada vez mais produtos sustentáveis e empresas que adotam boas práticas de preservação ambiental e crescimento sustentável. Um estudo produzido pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster descobriu que 87% dos brasileiros dão preferência a empresas sustentáveis na hora de comprar.

Os consumidores estão interessados na qualidade dos produtos, na forma como são fabricados, além de terem amplo acesso a informações que utilizam no processo de tomada de decisão. Por isso, empresas que adotem a sustentabilidade como um dos seus pilares e se dediquem ao controle de resíduos possuem uma vantagem competitiva no mercado, além de contribuírem para a preservação do meio ambiente e o cuidado com trabalhadores da área.

De acordo com a legislação brasileira, as empresas são responsáveis por realizar o tratamento adequado de resíduos industriais. Utilizar produtos biodegradáveis é uma das alternativas para diminuir a produção de resíduos e o impacto no meio ambiente, emitindo menos produtos químicos.

A Eco Renova trabalha com limpadores que apostam em tecnologia sustentável, sem solventes, sem agentes tóxicossem agentes inflamáveis.  Não contém componentes causadores de efeitos mutagênicos e componentes carcinogênicos.

. A empresa é pioneira em desenvolver e fabricar produtos à base de água e matérias primas renováveis, com o maior índice de biodegradabilidade do mercado, entre 90% e 100% % e com os menores índices de corrosividade, na maioria dos produtos igual a zero.

A limpeza dos produtos acontece exclusivamente por tensão superficial, através de misturas de tensoativos catiônicos e não iônicos onde seus ingredientes ativos são de fontes vegetais solubilizados em água. Com esse tipo de tecnologia, as empresas conseguem melhorar a eficiência operacional, economizar tempo e recursos, além de ter mais produtividade sem agredir o meio ambiente e as pessoas.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados